sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Auto-determinação

fala-se muito de auto-deteminação,alias fomos bombardeados a 12 anos(?) com a questão de Timor...todos contribuímos para que Timor Lorasae fosse efectivamente uma nação independente cultural e politicamente.
Infelizmente, novamente, tal como em 1975 , Timor entrou em colapso interno devido as divisões ideológicas partidárias e também na questão de dificil de gerir e desenvolver um País tão novo, envolvido em dúvidas etnicas e porque não de estatuto também.
Também em nós Seres Humanos ou cidadãos, lutamos pela nossa auto-determinação;
Todos os dias, individualmente, somos confrontados com a necessidade de sermos respeitados nas nossas decisões, nos nossos compromissos, nos nossos investimentos, nas nossas expectativas.
torna-se sempre dificil , quando as emoções passam a ser um entrave a uma simples decisão.
por vezes, decisões que envolvam terceiros, não são faceis de tomar, não porque estamos demasiados frageis para toma-las, mas porque não queremos efeitos colaterais, implicando a estabilidade dos outros, dos tais outros que são meros espectadores, ou simplesmente trauseantes.
Hoje, consigo ser determinado nas minhas escolhas,penso,penso e faço-o conscientemente.
Não preciso de auto determinar-me para perceber que errei e erro todos os dias!
Não preciso de perceber que o Amor que sinto hoje, é saudavel e efectivamente construído ao lado de uma pessoa lentamente, sem pressas, sem estigmas, sem possessividade, sem medo do amanha, sem a intensidade demoníaca.
E porque as pessoas são frágeis,são por vezes irreconciliáveis com o seu passado;
são vingativas, tornam-se fracas e efraquecidas!
A essas pessoas, aconselho uma catarse aos sentimentos mais intímos! Apaixonem-se!aventurem-se!entreguem-se ao prazer! talvez faça esqueçer um dia mais amargo, não é?
A felicidade conquista-se,alimenta-se, perde-se por minutos, mas ganha-se para uma vida!
Vivo para ser feliz e já o sou; talvez um dia consiga recordar e devolver ao passado, alguma alegria na recordação de outros momentos vividos.
Hoje ainda não consigo, ainda é cedo.
Prefiro lidar com a indeferença, do que permitir que o miserabelismo e mesquinhez sejam alergias que me ataquem sem dó nem piedade!
Litigios, são uma reacção normal, mas não conveniente,nunca conveniente...
Talvez por isso, existam tribunais; eu defendo que a Lei pode ser uma boa forma para a estabilização das emoções, e da própria justiça na afectação da nossa diginidade... ou para um Louco ou Louca ser tratado convenientemente num sanatório(alguns e algumas andam por aí, sem saber o que vai nas suas "psique" desgastadas... )
Assim protegem-se as pessoas de psicopatas e desiquilibrados(as) que andam por ai com um cartão de crédito ameaçando meio mundo com uma falencia anunciada! e com consequencias catastróficas! (A vaidade tem preço,geralmente paga-se nos casinos,nas perfumarias,nas lojas de roupa,nas sapatarias,nas sapatarias,nas sapatarias....)

para mim, tá-se bem...vou dormir agarrado,bem agarrado a liberdade,ao respeito e ...ao Amor:-)

Dinheiro é papel , simplesmente um pedaço de papel ...

Um desabafo neste meu espelho baço... são os olhos desta alma....

Boa Noite

Sem comentários: