quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Irlanda

Hoje lembrei-me da Irlanda,estive lá em junho, de "raspão",mas deu para perceber que a minha curiosidade tinha razão de ser...
Fui lá ao encontro de um amigo que lá trabalhava.
Nessa altura,estava em Londres e apanhei um aviao da Ryannair para Shannon, na costa oeste da Irlanda.
A seguir, percorri 25 km numa via-rápida que fantásticamente condiz com o verde soberano nas paisagens irlandesas!
a divisão da auto-estrada era feita de heras...não existem rails em metal.!
foi interessante ter interagido com os irlandeses.andei durante a tarde numa cidade chamada Limmerick,uma cidade universitária.
Acabei por "estacionar" as pernas num Pub e rapidamente estava a conversa com as pessoas.
Observei , aquele povo que pertence a União Europeia, tem um respeito enorme pelo conceito Europeu,mas que definitivamente, a alma deles está muito mais para o outro lado do oceano, do que para o continente europeu.
praticamente, quase todas as famílias em Limmerick, tem um familiar nos estados unidos,sobretudo em Boston, onde existe uma grande comunidade Irlandesa.
Por vezes,parecia uma pequena America,aquele centro....
admiro a Irlanda,pela forma como aquele Povo,aquela Nação,mantém a identidade cultural protegida.afinal, eles fazem questão em manter a lingua "Gaélica" em paralelo com o Inglês, que falado,percebe-se logo a sua grande influnecia no inglês americano. éo inglês irlandês e "dutch" Holandês,são as duas grandes influencias fonéticas dos Estados Unidos.
Cerveja mais bebida,não é a guinness,mas sim a Heineken,sendo que acompanhada por um bom beefsteak....
Futebol é visto com moderaçãao,sendo o clube por exelencia, o Liverpool no Reino Unido,onde também existe uma grande comunidade irlandesa.
aquelas paisagens inóspitas,a ausencia de auto-estradas,e também pela história de um dos povos europeus mais pobres,que sempre lutou por uma melhor vida.
Agora, a irlanda conseguiu estabilizar o fluxo de emigração,usando eficazmente os fundos europreus,na formação académica especializada e no desenvolvimento de polos industrias Hi-Tech, onde empresas como a Google,a Oracle,tem as suas sedes Europeias.
Contudo, continua-se a observar os prados com gado a pastar e verdadeira alegria num povo,não menos emocional que português!

"An irishman's heart is nothing but his imagination."

George Bernard Shaw

Sem comentários: